sexta-feira, 26 de junho de 2009

O MITO DE ER

Existimos neste planeta e vivemos cada qual sua vida, inserida em uma sociedade complexa e diversa. E algo chama particularmente a nossa atenção: curiosamente apesar de pertencermos há uma única espécie - a dos humanos – e coexistirmos apesar de todas as nossas diferenças raciais, sociais, políticas e religiosas - para citar apenas algumas - há uma semelhança intrigante entre nós:

Alguns homens se sentem atraídos pelo mundo inteligível e outros não. Por quê?

Veja a explicação do filósofo grego Platão, através do Mito de ER, ou do Mito da Reminiscência:

Segundo o que narra o discípulo de Sócrates, o pastor Er, da Panfília, é conduzido pela deusa até o Reino dos Mortos. Lá, ele encontra as almas dos mortos tranqüilamente contemplando as idéias. Necessitando reencarnar-se, as almas escolherão a nova vida que se apresentará na Terra. A escolha pela nova vida terrena é livre. Após a escolha, são levados até às margens do Rio do Esquecimento (Léthe).

As almas que escolheram uma vida de poder, domínio, fortuna, vaidade, glória, notoriedade, prazeres, bebem muita água, o que as leva a esquecer as idéias que contemplaram no Reino dos Mortos. As almas daqueles que elegeram por viver com sabedoria, bebem pouca água e por isso, na vida terrena, vão lembrar-se das idéias que contemplaram. Portanto, alcançarão, na vida terrena, o verdadeiro conhecimento. Vão procurar a verdade, vão amar o conhecimento. E sentirão atração pelo mundo das idéias, pelo fato de ainda se lembrarem dele e a ele desejarem retornar; Isto se dá por acreditarem na imortalidade da alma.

Caro irmão leitor, é este último grupo de pessoas que se sente atraído pela nossa instituição, e cabe à cada um de nós saber identificar aquele que
bebeu pouco das águas do Rio Léthe, pois é ele que poderá compreender a nossa busca pelo conhecimento e pela verdade. É a ele que poderemos chamar de homem-maçom e de irmão, (claro, atendendo o belo e profundo simbolismo do mito do Filósofo...)


OBS.: Para entender mais sobre as idéias de Platão, leia a Obra "A República". Trata-se das idéias do filósofo para fundar uma cidade perfeita, tendo como base a Justiça. O mundo ocidental foi inspiado nessa obra e claro serviu de modelo também para a criação de nossa instituição.( A MRGLSC tem um exemplar em sua biblioteca.)