A Filosofia propõe explicar as coisas e suas
relações com o mundo. E essa explicação tem como método tentar sempre encontrar
uma explicação racional. Busca conhecer e observar a verdade. Sua principal
ferramenta é então a observação filosófica seguida da reflexão crítica. E isto
significa postura intencional, coerente e dirigida às investigações do mundo e
nossas relações com ele.
Assim acontece na educação, ela faz entender ao
aluno a importância de se questionar as coisas e da postura socrática, do nada
saber, que motiva a busca do conhecimento e da verdade. A atitude de quem
estuda e procura o saber é a atitude do observador que volta atrás,
retrocedendo e voltando-se para si mesmo, examinando com cuidado e atenção.
Portanto, é possível sim, que a Filosofia
interagindo com programas e práticas educativas, ajude a garantir mais
cidadania.
Interação a ser realizada através da participação
em programas culturais como: seminários, conferências, cursos, aulas, debates,
pesquisas e o estudo ordenado e sistêmico.
Em outras palavras, ao trabalhar a capacidade
cognitiva do aluno-cidadão, ao garantir o seu envolvimento com o conhecimento,
e despertar a sua postura investigativa e de reflexão filosófica,
desenvolver-se-á o seu desejo de envolvimento e de participação com as questões
da polis. Logo garantindo mais cidadania.
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