segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS ?


A avaliação da frase: “Os fins justificam os meios" atribuída à Maquiavel, originou uma idéia distorcida e que vale ainda hoje. Isto se deve ao fato, de ter sido interpretada distante do contexto geral da época em que viveu Maquiavel, período totalmente imerso em uma grande confusão política e social.

Por ter vivenciado ativamente os acontecimentos e percebendo quem era o homem e de que modo ele se comportava, ele detinha idéias claras de como resolver os problemas. Apenas após uma leitura atenta de sua obra, é que se compreendem os seus verdadeiros ensinamentos: em primeiro lugar, ensinava Maquiavel, que se deve procurar definir o resultado que se espera, e somente então, condição sem a qual não pode ser, traçar os planos adequados à situação vigente, elaborados e executados para a boa realização e o bom alcance dos objetivos iniciais, voltados ao bem geral. Um bom exemplo disto se pode ler nas próprias palavras de Maquiavel: Afirmaria que ao Príncipe torna-se necessário saber empregar convenientemente a força e a lei. Para Maquiavel, um príncipe não deve ser essencialmente bom, mas sim parecer que é bom. A bondade para um governante o enfraquece, enquanto a parecença o ajuda a conquistar benefícios” (UNISUL livro Didático, Filosofia da Política I. Pg 23.) Nota-se, que os meios justificados aqui, “parecer bom”, forneceriam a credibilidade necessária ao governante, criando um ambiente de cooperação por parte do povo, na realização dos objetivos desejados. O que nos leva então, ao real entendimento da frase; “os fins justificam os meios”.

________________________________________________

Nicolau Maquiavel, em italiano Niccolò Machiavelli, (Florença, 3 de Maio de 1469 — Florença, 21 de Junho de 1527) foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano doRenascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência políticamoderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Os recentes estudos do autor e da sua obra admitem que seu pensamento foi mal interpretado historicamente. Desde as primeiras críticas, feitas postumamente por um cardeal inglês, as opiniões, muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma que o adjectivo maquiavélico, criado a partir do seu nome, significa esperteza, astúciahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel

Nenhum comentário: