EaD - A Revolucionária Aplicação de uma Antiga Idéia!
Permita-me, inicialmente, rever a Pedagogia Liberal Tradicional.
O Papel dessa escola é a comunicação de conhecimentos universais, com o objetivo do preparo intelectual e moral, de seus alunos, visando posicioná-los na sociedade.
O Papel dessa escola é a comunicação de conhecimentos universais, com o objetivo do preparo intelectual e moral, de seus alunos, visando posicioná-los na sociedade.
No entanto, o caminho escolhido pelo Professor para o ensino, é o de “mão-única”, aquele em que, o mestre coloca-se no centro do “tabuleiro”, considera-se como detentor de todo o conhecimento, e por isto mesmo, age como o único transmissor. Por outro lado, o aluno, tem a missão de receber toda a informação e a obrigação de memorizá-la, sem o direito de questioná-la ou debatê-la.
Esse método de ensino, centralizador é caracterizado pela simples exposição, aplicação de exercícios e leituras de conteúdos que devem ser obrigatoriamente decorados.
Estas respostas têm como base os conteúdos memorizados, bastando que ele, nas avaliações, reproduza os conteúdos que decorou. Estas avaliações têm como objetivo escolher aqueles que poderão ir em frente.
A Pedagogia Liberal Tradicional, ainda é vista em alguns colégios, principalmente da rede pública e traz sobre as suas costas a arrogância da concepção magistrocêntrica, e, ao mesmo tempo, a ingenuidade, demonstrada na presunção daqueles educadores que consideram o conhecimento, um objeto que pode ser arremessado, atirado, ou para utilizar um jargão popular: “enfiado-goela abaixo”;
Lamentavelmente, acabam por resumir a arte de ensinar, a um ato que repousa muito mais na disciplina, do que na busca do entendimento pelos caminhos do estudo, debate, reflexão e introspecção, realizada individualmente e a partir do mestre que inspira, serve de exemplo e encanta.
Assim, retornando a EaD, o que temos de ação pedagógica é algo muito próximo da Escola Nova, pois sua proposta era adequar o ambiente escolar à aprendizagem, seguindo o lema, “aprender fazendo”, que privilegia as aulas práticas e a experiência do aluno em primeiro plano. Já o professor, afasta-se do centro do ensino e somente supervisiona as atividades dos alunos que trabalham em grupo, e constroem suas idéias. Ao contrário da Escola Tradicional, o professor não é mais o transmissor de conhecimento, mas sim o coordenador do estudo e pesquisas dos alunos, que buscam descobrir o conhecimento de forma autônoma.
BINGO! Acrescente-se a essa definição a rede mundial de computadores, um ambiente virtual de aprendizado criado a partir do advento da “Interação Intelectual” e o conceito descrito por Hoffman e Mackin, surgido em 1996, com a nova Educação à Distância:
A incorporação crescente das novas tecnologias da informação e comunicação ao processo ensino - aprendizagem, vem tornando essa modalidade educacional mais extensiva em público e audiência, rompendo barreiras culturais, de língua, aprender, e de realizar as interações necessárias entre "aprendiz/interface, aprendiz/conteúdo, aprendiz/professor, aprendiz/aprendiz".
Hoffman & Mackin. (1996)
Este parágrafo, no que diz respeito as principais ferramentas, remete àquelas que interligam o aprendiz ao EVA, aos livros didáticos (físicos e digitais), ao professor (agora mediador e não mais um mero transmissor de conteúdos) e, a importante relação do aprendiz com ele próprio, que nos leva ao ensinamento Socrático do “Nosce te Ipsum, o conhece-te a ti mesmo.
A menção acima de Hoffman e Mackin, fala por si só, esclarece e fundamenta a importância da Educação à Distância e enobrece a participação HISTÓRICA de todos os envolvidos neste processo (novo e revolucionário), aplicado a mais antiga e essencial procura do homem: A BUSCA PELO CONHECIMENTO!
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