Vejam o que escreveu o José Saramago em seu Blog:
"Se o ridículo matasse não restaria de pé um único político ou um único soldado israelita, esses especialistas em crueldade, esses doutorados em desprezo que olham o mundo do alto da insolência que é a base da sua educação. Compreendemos melhor o deus bíblico quando conhecemos os seus seguidores. Jeová, ou Javé, ou como se lhe chame, é um deus rancoroso e feroz que os israelitas mantêm permanentemente actualizado."
Você concorda com isso? Li algumas manifestações contra esta declaração do grande escritor. Dizem que ele não está ajudando em absolutamente nada, as negociações que tentam encerrar os ataques de Israel aos palestinos, na faixa de Gaza; Isto, porque ao escrever o que escreveu, está atirando lenha na fogueira. Desta forma, ao chamar de rancoroso o deus dos judeus, não auxilia em coisa alguma o povo palestino e ainda acaba por incentivar mais o combate..
Talvez, alguns vejam razão na opinião do prêmio Nobel de Literatura e outros na de seus opositores... entretanto, como opinar no aparentemente interminável conflito entre judeus e islâmicos?
Afinal, li certa vez, que: “Em qualquer guerra, a primeira vítima fatal é a verdade". Valendo então, o complemento: resta a morte, a destruição e o sofrimento ...
2 comentários:
Minha leitura atual é "Stalin - 1879 - 1939 - Triunfo e Tragédia", de Dmitri Volkogonov, Editora Nova Fronteira, Vols. 1 e 2.
Nosso estimado Irmão cita que certa data leu que "em qualquer guerra, a primeira vítima fatal é a verdade".
Stalin, assim que elevou-se a Secretário Geral, cuidou para que a primeira vítima fosse a verdade.
Centenas de milhares foram exterminados, companheiros em armas fuzilados, desejos exterminados e o sofrimento dobrados, triplicados.
Quiçá, em futuro próximo, eu possa opinar maçonicamente sobre a questão de Gaza.
Humildemente, e ansioso por conhecimento, com o Fraternal Abraço que os Ir.'. merecem.
Lucio
Desculpem pelo erro:
IIr.'.
Lucio
Postar um comentário