Por milhares de anos, acreditou-se que o Sol é que se movimentava sobre a Terra, e que ela era plana e o centro do Universo. Para cada fenômeno, que não se conseguia explicar, nomeava-se um Deus para cultuar. A cada novo Mistério, os povos iam erguendo suas Mitologias e criando seus mitos.
Mesmo com o desenvolvimento de ciências como: a Matemática, a Geometria e a Gramática, os antigos insistiam em não modificar sua forma de pensar. Alguns homens num esforço isolado, tentaram abrir as portas para novos conhecimentos, sem muito resultado imediato.
Na Grécia, há 2500 anos, por exemplo, o Filósofo Anaxágoras, foi preso ao afirmar que o Sol e a Lua não eram Deuses. Galileu, há 400 anos, ao declarar que a Terra não era o centro do Universo, foi confinado por soldados, - a mando do Santo Ofício - em sua própria casa, até ao final de sua vida, só tendo escapado da fogueira da “inquisição”, após desmentir em julgamento sua descoberta científica.
O Raciocínio quando limitado, provoca o erro nos entendimentos... E assim, a marcha das crendices ainda prosseguiu por muitos Séculos, e ainda prossegue como as atribuídas à Maçonaria, ainda hoje.Foi a curiosidade, sem dúvida alguma que levou o homem a Lua, e é a sua vocação para promover interrogações que faz dele um ser em contínuo desenvolvimento. Todavia, algumas vezes, ainda hoje, muito se divulga como fruto de pesquisa, que não corresponde à verdade. Basta um trabalho bem enfeitado e organizado, muitas vezes - uma salada de vários outros trabalhos colhidos na fértil horta da Internet – para que se transformem em verdades as muitas mentiras que as vezes pregam. Não duvido que alguém, faça uso da palavra para citar algo que leu, em algum lugar, simplesmente porque “Achou lindo”.
Nossa organização tem homens inteligentes e criativos, e dirigidos para pensar com liberdade e independência, que, se estabelecerem um método para si, - como fazem as crianças, e tiverem real interesse pelo conhecimento, sem dúvida, absorverão uma das mais profundas filosofias existentes no mundo.
Um comentário:
Realmente é necessário muito esforço, estudo e reflexão, para alcançarmos o conhecimento.
Mesmo assim, me parece algo inatingível.
Postar um comentário