Platão ensinou através de Sócrates que conhecimento é uma crença verdadeira justificada.
Pensou-se assim até 1963 quando o Filósofo Edmund Gettier apresentou uma série de contra exemplos demonstrando que existia a possibilidade de que alguém pudesse ter conhecimento sem, contudo, ter uma crença justificada. Isto ficou conhecido como "Problema de Gettier".
Existe, por exemplo, a possibilidade de que o fato de uma crença ser verdadeira e justificada seja devido meramente à sorte.
Em epistemologia chamada de “sorte epistêmica”, ou seja, a pessoa acerta quanto à verdade de determinado conhecimento, mas não sabe justificar seu acerto. Um exemplo disto, são os casos de acertar na loteria: Quem acertou na loteria marcou os números corretos, mas isto não significa que ele sabia que aqueles eram os números corretos.
Comigo aconteceu que: Ao assar uma lasanha no forno, percebi que o painel de controle do fogão à gás, aquele que apresenta os controles de chama, estava muito quente.
Sabia que o forno do fogão havia explodido, por ter sido exposto a alta temperatura por um longo tempo.
Deduzi que na explosão, o isolador térmico colocado entre o forno e a parte superior do fogão havia sido danificado juntamente com as outras peças internas. E, imaginei que esse isolador poderia não ter sido reparado. Foi um “chute” pois não conheço de forma alguma o funcionamento de um fogão.
Ouvindo depois as explicações de um técnico, constatei que havia acertado em minha suposição. E que minha crença era verdadeira, porém fundamentada em sorte epistêmica.
Edmund L. Gettier III (Baltimore, Maryland, 1927 é um filósofo norte-americano.
Gettier deve a sua reputação a um único ensaio de três páginas, publicado em 1963, intitulado "É uma crença verdadeira justificada conhecimento?", em que disputou a definição tradicional de conhecimento aceita durante mais de dois mil anos. ou seja, a crença verdadeira justificada não é suficiente para o conhecimento.
Para saber mais: http://es.wikipedia.org/wiki/Problema_de_Gettier
ou no site traduzido abaixo:
Um comentário:
Meu caro,
Voce não entendeu o artigo de Gettier.O que ele contesta é a suficiência da condição tripartida para conhecimento proposta por Platão.O artigo sustenta que para o sujeito ter conhecimento,é necessário que este tenha crença verdadeira justificada,ainda que essas condições não sejam suficientes para conhecimento.
Postar um comentário