quarta-feira, 12 de maio de 2010

AVANÇO CIENTÍFICO ? Uma questão da pós-modernidade.

Uma semelhança e característica importante na pós-modernidade e marcante na Realidade Brasileira é a contradição entre uma crescente modernidade tecnológica e a falta de concretização das mudanças sociais. Isto faz com que a maioria da população não consiga fazer uso dos benefícios desse progresso.

Isto leva a outra semelhança com o mundo pós-moderno que, são as diferenças regionais, que impossibilitam à maioria da população brasileira, de conseguir viver igualmente em meio da unidade nacional. Em outras palavras, a não consideração da diversidade cultural brasileira, antes enfatizada pelo modernismo. Cenário parecido se percebe também ao comparar alguns países do terceiro mundo aos paises mais desenvolvidos.

Como semelhança da pós-modernidade, também aflora na opinião do povo brasileiro, o questionamento sobre os ideais da Modernidade como a valorização de noções da verdade, a razão, o progresso científico e a emancipação universal. Pois, ao contrário de serem alcançados, o que vemos hoje - só para mencionar o avanço da ciência - é um cenário de destruição do meio ambiente, levando o Brasil a alarmantes índices de contaminação do ar, água e da terra.

Uma diferença marcante da modernidade acontecida na Realidade Brasileira se dá em primeiro lugar, pelo fato do Brasil e toda a América Latina terem sido excluídos dela. A exclusão seletiva foi agravada pelo próprio povo brasileiro, que buscou nos países europeus e mais recentemente na América do Norte, a cultura a ser copiada e adotada.

No Brasil, se apresenta um mal pior, que é o modernismo contraditório e imprudente; pois, se entre os ideais encontra-se a emancipação universal, o que se vê na prática, é a não integração regional e suas expressões na identidade nacional.

Esta situação nos traz um grave problema no período tido como pós-modernidade, porque apesar do progresso aparente o que se vê é que a exclusão ainda persiste.

Nenhum comentário: