quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A ÉTICA DISCURSIVA E A UTILIZAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS

No mundo Contemporâneo, a Ética Discursiva do filósofo/sociólogo alemão Jürgen Habermas(1929), pode guiar os debates sobre questões polêmicas como a utilização de células-tronco embrionárias:

Veja uma breve explicação das regras chamadas pelo filósofo de "Pretensões de Validade" e que seriam úteis em uma discusão pelos membros de uma comunidade composta por pessoas que apresentam seus pontos de vista morais uns aos outros e os justificam:

1. A pretensão de inteligibilidade - É inteligível é algo que se compreende bem. Que é relativo à inteligência. Em filosofia, dizemos que é algo que se conhece pela inteligência ou pela razão em oposição ao conhecimento sensível.

2. A pretensão de verdade - Deve ser possível comprovar se alguém está falando a verdade pela análise daquilo que está sendo dito.

3. A pretensão de correção - distingue-se da pretensão de verdade por não possuir um conteúdo fático, mas é semelhante no sentido de que o falante deve estar dizendo algo normativamente correto.

4. A pretensão de sinceridade (veracidade) - Os participantes devem expressar de forma honesta os argumentos que apresentarem e possuírem boa-fé, acreditando na necessidade de sua implementação.(UNISUL, 2010 P. 45)

Com relação à pesquisa com células embrionárias humanas, argumenta-se que ela ofenderia os preceitos constitucionais que garantem a vida e a dignidade humana.

Ainda, segundo as igrejas, utilizar embriões para a extração de células-tronco é como se fosse praticado um assassinato, já que o processo destruiria o embrião. Porém, os principais defensores das pesquisas com as células-tronco, os médicos e especialistas, declaram que, quando obtidas ainda embrionárias do líquido amniótico que envolve o feto durante a gestação não destruirão o embrião.

Esta posição tem mais chances de um consenso, pois, ao invés de causar dano, poderá levar a combater inúmeras doenças e beneficiar milhões de pessoas com a cura de enfermidades atualmente fatais.

Além disto, o consenso em questões polêmicas, como esta mencionada acima, conta no Brasil, com um ponto positivo na sociedade. O brasileiro possui uma característica pacífica e dada ao diálogo e, portanto, a Ética do Discurso, encontra aqui um ambiente propicio ao acordo popular. Some-se a isto também, a vida moderna, a freqüente busca por uma vida de qualidade, o acesso à informação, o mundo globalizado e a crescente participação das mulheres e dos jovens na sociedade ativa.

E mesmo em que pese, as bases religiosas manterem uma posição contrária, o tema encontra no Brasil um povo aberto ao debate. Deste modo, a ética contemporânea ajuda e muito, ao considerar a aplicação das “Pretensões de Validade”, ou seja: os argumentos apresentados nos debates podem ser inteligíveis, verdadeiros, corretos e honestos; Já que, o argumento de defesa, por partes dos cientistas, apresentado acima, tem as maiores chances de atingir o consenso esperado.

Nenhum comentário: