quarta-feira, 15 de setembro de 2010

FALANDO EM EDUCAÇÃO (2)






MAS, UM GRUPO DE INTELECTUAIS TENTOU! PORÉM...

...essa maneira de entender a educação, por referência à pedagogia tradicional, tenha deslocado o eixo da questão pedagógica do intelecto para o sentimento; do aspecto lógico para o psicológico; dos conteúdos cognitivos para os métodos ou processos pedagógicos; do professor para o aluno; do esforço para o interesse; da disciplina para a espontaneidade; do diretivismo para o não-diretivismo; da quantidade para a qualidade; de uma pedagogia de inspiração filosófica centrada na ciência da lógica para uma pedagogia de inspiração experimental baseada principalmente nas contribuições da biologia e da psicologia. Em suma, trata-se de uma teoria pedagógica que considera que o importante não é aprender, mas aprender a aprender. […](Saviani, 1980)

O papel da Escola Nova é adequar o ambiente escolar à aprendizagem, seguindo o lema, “aprender fazendo”, que privilegia as aulas práticas e a experiência do aluno em primeiro plano. Já o professor, afasta-se do centro do ensino e somente supervisiona as atividades dos alunos que trabalham em grupo, e constroem suas idéias. Ao contrário da Escola Tradicional, o professor não é mais o transmissor de conhecimento, mas sim o coordenador do estudo e pesquisas dos alunos, que buscam descobrir o conhecimento de forma autônoma.

O Método de ensino baseia-se em priorizar a questão pedagógica passando em primeiro lugar pelo sentimento e não mais pelo intelecto, valorizando muito mais os processos pedagógicos em uma escola que deve estar totalmente equipada com laboratórios, oficinas, instrumentos e ambientes que possibilitem as atividades práticas e em grupo.

Este método leva o aluno ao interesse na aprendizagem autônoma e na espontaneidade em contra posição à disciplina rígida que caracteriza a escola tradicional. Contudo, este tipo de escola não conseguiu, alterar expressivamente o panorama nas escolas. Tal situação ocorreu, na necessidade de altos investimentos financeiros, para implantação do cenário escolar necessário que pudesse receber as novas idéias. Isto somente foi possível realizar, na forma de escolas modelos/experimentais, e principalmente nas escolas particulares destinadas a pequenos grupos de elite.

Nenhum comentário: