terça-feira, 14 de setembro de 2010

FALANDO EM EDUCAÇÃO (1)

SE VOCÊ TEM MINHA IDADE, VIU E PASSOU POR ISTO!

Esta foto remete à Escola fundamentada na Pedagogia Liberal Tradicional. O Papel dessa escola é a comunicação de conhecimentos universais, com o objetivo do preparo intelectual e moral, de seus alunos, visando posicioná-los na sociedade.

No entanto, o caminho escolhido pelo Professor para o ensino, é o de “mão-única”, aquele em que, o mestre coloca-se no centro do “tabuleiro”, considera-se como detentor de todo o conhecimento, e por isto mesmo, age como o único transmissor. Por outro lado, o aluno, tem a missão de receber toda a informação e a obrigação de memorizá-la, sem o direito de questioná-la ou debatê-la.

Esse método de ensino, centralizador é caracterizado pela simples exposição, aplicação de exercícios e leituras de conteúdos que devem ser obrigatoriamente decorados. Este método permite ou estabelece que o aluno deva ser examinado periodicamente, por meio da aplicação de provas que podem ser apresentadas na forma escrita ou oral, onde ele deve apresentar respostas às questões pertinentes aos temas expostos pelo professor em aula.

Estas respostas têm como base os conteúdos memorizados, bastando que ele, nas avaliações, reproduza os conteúdos que decorou. Estas avaliações tem como objetivo escolher aqueles que poderão ir em frente. Àqueles que não obterem a nota mínima exigida pelo colégio, restará a repetição de todas as disciplinas no ano que se segue.

A pedagogia liberal tradicional, ainda é vista em alguns colégios, principalmente da rede pública e traz sobre as suas costas a arrogância da concepção magistrocêntrica, e, ao mesmo tempo, a ingenuidade, demonstrada na presunção daqueles educadores que consideram o conhecimento, um objeto que pode ser arremessado, atirado, ou para utilizar um jargão popular: “enfiado goela abaixo”;

Lamentavelmente, acabam por resumir a arte de ensinar, a um ato que repousa muito mais na disciplina, do que na busca do entendimento pelos caminhos do estudo, debate, reflexão e introspecção, realizada individualmente e a partir do mestre que inspira, que serve de exemplo e que encanta.

Nenhum comentário: