"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".Eduardo Galeano[1]
Ninguém gosta de ler ou fazer aquilo que é difícil demais. Essa é uma boa caracterização das instruções para serem lidas em loja composta: para a grande maioria de nós, inicialmente, elas são difíceis demais, justamente por que englobam, sintetizam muitas informações e conhecimentos adquiridos ao longo da história da civilização. E por fim, elas são ilustradas por símbolos e veladas em alegorias.
Nitz[2] escreveu em um de seus aforismos, que ninguém consegue extrair de um texto, ou de um livro, mais conhecimento do que ele já tem.
Em outras palavras, imaginem passar uma tarde lendo um livro sobre Física Quântica e a teoria das cordas? Em meu caso específico, certamente não conseguirei obter muito conhecimento. Por que ? Porque não sei nada de física quântica!
Se quiser obter sucesso, terei que iniciar-me na física. Perguntar-me o que é Física ? Do Grego physis... que significa natureza... que é a ciência que estuda os fenômenos naturais... E isso significa retornar à ágora grega, e estudar, a partir das primeiras observações realizadas pelos filósofos gregos e percorrer o tempo até os físicos contemporâneos.
Não tem outra forma! Como tentarei entender os fenômenos que ocorrem em dimensões próximas ou abaixo da escala atômica, se não conheço nem aqueles chamados de naturais.
Imagine então tentar entender sobre a teoria das cordas que, afirma serem os objetos extensos unidimensionais, contrariando a física tradicional...
Observe que, o que escrevo acima, passa a impressão de que tenho alguma idéia formada, algum aprendizado sobre Física.
Entretanto, é apenas uma impressão, o que escrevi são alguns dados extraídos de uma pesquisa no site do Google. Porém, contextualizados, com a intenção de melhor explicitar a linha central do texto que é o de entender que para alcançar algum lugar, temos que seguir um planejamento e este deve ser sistemático e no nosso caso, por exemplo, vir a partir destas perguntas:
1. Onde quero ir?
2. Qual o caminho que devo seguir?
3. Quais os materiais que precisarei reunir?
4. Quanta energia estou disposto a empregar nessa excursão?
5. Quanto tempo vou dispor para essa caminhada?
6. E finalmente, estou preparado?
A Maçonaria apresenta um sistema metodológico que favorece a aprendizagem, pois dividi o conjunto geral de seu conhecimento principal em partes que denomina graus [1, 2 e 3], na chamada Maçonaria Simbólica[podendo se estender até o 33].
E estes Graus são divididos em Instruções Clássicas e estas, por sua vez, em complementos e fascículos.
Resumindo, primeiramente procura-se o ensino/aprendizado das partes menores para somente então, alcançar o conjunto do conhecimento.
Exatamente como sugerido na analogia feita acima sobre a Física quântica. E também propondo talvez, a unica solução para o problema apresentado pelo filósofo Nitz.
Não obstante, é bom ter em mente que tudo ocorre a partir do esforço pessoal. A maçonaria coloca a disposição do membro ativo e interessado, todo o material, debates, apresentação de trabalhos e palestras necessárias; no entanto, percorrer o caminho é uma tarefa individual.
[1]Eduardo Hughes Galeano (Montevidéu, 3 de setembro de 1940) é umjornalista e escritoruruguaio. É autor de mais de quarenta livros, que já foram traduzidos em diversos idiomas. Suas obras transcendem gêneros ortodoxos, combinandoficção, jornalismo, análise política e História.
_______
[2]Friedrich Wilhelm Nietzsche, (Röcken, 15 de Outubro de 1844 —Weimar, 25 de Agostode 1900) foi um filólogo clássico e influente filósofo alemão doséculo XIX
Nenhum comentário:
Postar um comentário