O Planejamento Participativo ou em outras palavras - sua opinião vale muito e vamos construir coletivamente a realidade – remete nitidamente à preparação de um projeto, cujo sucesso, dependerá essencialmente da sua organização.
As palavras de Pat Tillman(1): “Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações”, descrevem claramente o caminho a ser seguido pelo educador.
Ao determinarmos o objetivo a ser alcançado, reunir o material necessário e planejar nossas atividades dividindo as 24 horas de nosso dia,(Ap\M.\) em períodos que favoreçam: o descanso, o trabalho, a pesquisa/estudo, a reflexão filosófica, e outras ocupações necessárias ao bom funcionamento de nosso organismo e do intelecto, certamente nos auxiliará a suportar a longa caminhada que separa o objetivo da meta.
Assim, preparar para vencer, acompanhar os esforços, insistir, motivar, influenciar através da atitude pessoal e profissional, acreditar que há mais potencial do que julgamos existir, permutar o pensamento único pelo coletivo, considerando-se sempre que a sabedoria está em corrigir falhas e não em encontrar o culpado,(M\M\)levará a educação – estudar, pesquisar, debater – ao resultado que tanto se busca: o aprendizado.
Sem a pretensão de resumir, mas com a intenção de melhor explicitar a linha central do texto que é o de entender que para alcançar algum lugar, temos que seguir um planejamento e este deve ser sistemático, posso, por exemplo, iniciar-me a partir destas perguntas:
1. Onde quero ir?
2. Qual o caminho que devo seguir?
3. Quais os materiais que precisarei reunir?
4. Quanta energia estou disposto a empregar nessa excursão?
5. Quanto tempo vou dispor para essa caminhada?
6. E finalmente, a reflexão filosófica: ESTOU PREPARADO?
____________________________________
(1)Ex-jogador de futebol americano, morto na guerra de 2004 no Afeganistão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário