Poema épico de Dante Alighieri
Divina Comédia é a obra prima de Dante Alighieri, que a iniciou provavelmente por volta de 1307, concluindo-a pouco antes de sua morte (1321). Escrita em italiano, a obra é um poema narrativo rigorosamente simétrico e planejado que narra uma odisséia pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, descrevendo cada etapa da viagem com detalhes quase visuais. Dante, o personagem da história, é guiado pelo inferno e purgatório pelo poeta romano Virgílio, e no céu por Beatriz, musa em várias de suas obras.
O poema possui uma impressionante simetria matemática baseada no número três. É escrito utilizando uma técnica original conhecida como terza rima, onde as estrofes de dez sílabas, com três linhas cada, rimam da forma ABA, BCB, CDC, DED, EFE, etc. Ou seja, a linha central de cada terceto controla as duas linhas marginais do terceto seguinte.
Ao fazer com que cada terceto antecipe o som que irá ecoar duas vezes no terceto seguinte, a terza rima dá uma impressão de movimento ao poema. É como se ele iniciasse um processo que não poderia mais parar. Através do desenho abaixo pode-se ter uma visão mais clara do efeito dinâmico da poesia:
Os três livros que formam a Divina Comédia são divididos em 33 cantos cada, com aproximadamente
Dante chamou a sua obra de Comédia. O adjetivo "Divina" foi acrescido pela primeira vez em uma edição de 1555.
Obs.: Leia também o livro: PURGATÓRIO, de Mário Prata. Ed. Planeta do Brasil, 2007. É uma comédia do escritor e cronista (que agora vive em Florianópolis, na estrada do Rei em Canasjurerê) que narra um romance entre Dante e Beatriz. É uma paródia da DIVINA COMÉDIA. Vale a pena. É um livro impagável. Já se tornou até peça de teatro.
Um comentário:
Prezado Irmão Nelson parabéns pela publicação - olha aí o número 3 novamente! Que interessante o " movimento" da obra através das combinações lógicas de suas partes!
Fernando Palu
Postar um comentário