quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ESCUDO DE LUZ


 A Maçonaria Operativa, só não foi varrida da Grã-Bretanha.  No restante da Europa ela desapareceu quase por completo, isso no inicio do século XVI.

No Reino Unido e Inglaterra a Maçonaria Operativa teve  todo o  século XVII, para completar seu processo de transição, passando de Maçonaria de Ofício (Operativa) para a Maçonaria dos Aceitos (a atual Especulativa).

Como que ressurgindo das cinzas (pelo menos as da Europa Ocidental), chegou a Inglaterra, uma "Nova" Maçonaria, Filosófica, Ritualística, Simbólica, Alegórica, com tradições,  carregando em sua bagagem os ensinamentos da Antiga Ordem dos Alveões e seus instrumentos (apenas como símbolos), com um forte apelo Moral, e um objetivo nobre que é o de Transformar homens bons em melhores.

Isto aconteceu à partir do ano de 1720 e espalhou-se pelo mundo, transformando pessoas, empresas, famílias e governos;  É um instituição forte e constituída hoje de aproximadamente 5 milhões (ativos) em todo o mundo.     

Temos como meta o estudo, cada vez maior, dos tijolos que formam a grande obra do Grande Arquiteto do Universo, (O Homem), e cada tijolo desse edifício, é constituído de matéria-prima extraída de toda a história da filosofia, antropologia, sociologia, psicologia, ontologia, etc... da humanidade nos último 10.000 anos; e é a isto, que chamamos de "Maçonaria Especulativa". Significando a arte de estudar, especular, de teorizar, trabalhar necessariamente no campo das idéias.

Nossa ARTE REAL tem seus nobres objetivos, (tão difíceis de alcançar e decriptar) e, que se constituem em obrigação assumida em loja. 

Que Nossos corações e inteligência sejam iluminados pela luz que vem do Alto...

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta é provavelmente a explicação mais objetiva que já li sobre a Maçonaria especulativa e suas origens. Prova que nossa instituição pode ser entendida sem rodeios e mistérios desnecessários.
Parabéns meu irmão

cahya disse...

....
www.cahya-zenku.blogspot.com