A maiêutica foi criada pelo Filósofo Sócrates, há 400 anos a.C. Significa o “parto” intelectual. O “conhece-te a ti mesmo”, do Templo de Delfos, no nosce te ipsum, que deve colocar o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude.
Sua mãe exercia o ofício de parteira, maiêutica, o que levou o filósofo Grego a considerar-se um parteiro, não de vidas, mas de idéias maiores, trabalhadas a partir de perguntas menores;
Sócrates caminhava pelas ruas, praças, na ágora e questionava os Atenienses, fossem idosos ou jovens, sobre valores simples como: O que é a Virtude? O que é a Justiça? Quando respondiam, por exemplo: Virtude é fazer o Bem? O filósofo emendava : E o que é o Bem? E a cada nova resposta, ele construía uma nova pergunta;
Essa forma de dialética fazia com que o interlocutor compreende-se que ele não sabia o que julgava saber e então, irritando-se com as perguntas do filósofo ia-se embora ou percebendo que jamais havia pensado profundamente sobre aquele e outros valores, permanecia na presença Socrática com o objetivo de instruir-se.
E nós ?
Como reagimos quando os nossos valores são questionados ?
Será que temos aquela velha opinião formada sobre tudo ?
Costumamos rever nossos conceitos ?
Ou, será que agimos como aquele grego zangado ?
2 comentários:
Acho que ando agindo como o grego ignorante. Vou escrever esse nome MAIÊUTICA no para-brisas do meu carro, no lugar do esquadro e do compasso. Quando aprender a rever o que penso, volto com a nossa logo.
É isso daí mano Nelson,
Milton,
Caro Ir Milton,
Acho que vou fazer o mesmo...
3FA
Postar um comentário