“Esse bosquejo das idéias políticas de Machado de Assis ficaria incompleto se a ele não acrescessem, ainda que por alto, as considerações do grande escritor sobre a maçonaria e a igreja. Parecem ambíguas as posições de Machado de Assis a respeito, refletindo um pouco o seu espírito dividido entre a tradição e a modernidade. Por um lado, numa crônica datada de 10 de Janeiro de 1884, Machado de Assis profliga(destrói) a contradição da maçonaria contando que Dom João VI, em 1817, tendo apurado que dois de seus mais próximos colaboradores, o marquês de Angeja e o conde de Parati, eram maçons, aceitou, da parte do primeiro, em sinal de arrependimento, toda a prata para as urgências do Estado, e ao segundo obrigou-o a envergar pelos corredores do paço o hábito de irmão da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Conclui Machado: “Força é dizer que o absolutismo tinha coisas boas”. E observa que aquilo que o conde fez obrigado é justamente aquilo que a maçonaria anos mais tarde queria fazer na questão epíscopo-maçônica. Mas, por outro lado, em Crônicas relativas à questão religiosa, não obstante as loas (discurso) ao caráter intrépido de Dom Vital, Machado não demonstra simpatia pela posição dos dois grandes bispos que se opuseram à infiltração maçônica na igreja”.
A reportagem publicada na revista Ciência & Vida Filosofia Ano II 26 na página 40, não é sobre a maçonaria e nem tão pouco, consta que Machado de Assis tenha sido maçom. A reportagem publicada com o título GRANDES MESTRES, marca os 100 anos da morte do escritor e objetiva negar a tese de muitos estudiosos, de que Machado de Assis tenha vivido confinado em um mundo abstrato, e demonstra em sua obra muitas facetas de seu engajamento e de suas posições políticas. A reportagem ainda publica um desenho do interior de um Templo, onde se desenrola uma sessão de iniciação à epoca, com os dizeres: "Corrente religiosa bastante misteriosa e criticada, a maçonaria foi alvo de considerações contraditórias de Machado de Assis. O tema da religião é bastante presente na obra do escritor, que defendia a liberdade de crença e de culto"
10 comentários:
Eu li em algum lugar que o Machado de Assis era membro do Grande Oriente do Brasil.
Vou confirmar isso e envio ao irmão.
Wellington
TAMBEM VI MAS,NÃO DEI MUITA ATENÇÃO,MAS QUE ERA ,SIMERA MAÇON..À FRANCESA..
CARLOS RENER .´. LOJA ISIS-357
GLOMEB
Machado de Assis não era um idiota nem impotente para precisar pertencer à maçonaria. A maçonaria fecha portas para as pessoas que não concordam com a sua doutrina impositiva e direitista. Machado era grande demais para pertencer a um bando de safados que estrangulam a economia de um país, município. estado. são os verdadeiros vampiros que estão descritos no capítulo 8 do livro de Ezequiel, fazem abominações, Jesus Cristo não os aprova, fingem-se de piedosos, mas são raça de víboras ocultas dicretamente nas igrejas, na política, na cultura, literatura,m medicina, advocacia então é uma desgraça.
todos estes irão para os quintos dos infernos, lá está cheio de grau 33. O filme from hell ou Do inferno com jhonny deep desmascara a maçonaria, mas eles aparecem com o surrado discurso de que fizeram a revolução francesa, libertação dos escravos... quem estuda sabe que fraternidade igualdade e liberdade não era para todos e os escravos no Brasil só foram libertos porque Dom Pedro II não tinha com indenizar os fazendeiros, então veio República, libertação, mas a motivação era bem outra.
Vou assistir mais filmes pra aprender mais sebre filosofia, intuições e história.
Tolerar a liberdade de pensamento!!!
Porém, combater a ignorância...
De qualquer forma, sempre encontraremos a intolerância espalhada pelo caminho...
Até Jesus encontrou a intolerância...
Continuemos nossa missão de fazer feliz a humanidade.
ignorância? risos, taí na cara de todo mundo Cabral maçom, Arruda governador de Brasília, maçom, Palloci é maçom, toda essa canalhada pertence à maçonaria, quem é ignorante, rapaz? Abri os olhos das pessoas, sim, para os discretos que escravizavam negros no Morro de São Francisco, todos maçons, uns cínicos.
Quando um transcrito escreve sandices sob a alcunha anonimo .....deveras sois um imbecil.
Parabens a Machado de assis ....
Um Super Homem
Se estes ditos cujos entraram para a Maconaria eu nao sei , porem consigo afirmar que a Maconaria nao entrou neles.
Dia bom! Espero que todos vocês e suas famílias estejam seguros. A situação da Covid-19 está realmente piorando em todo o mundo, todos nós oramos a Deus todo-poderoso para nos fortalecer, para que possamos ficar vivos para testemunhar, trouxe boas notícias que todos podem se beneficiar e também ajudar o privilégio, se você são uma pessoa boa e gentil, que também querem fazer do mundo um lugar melhor para se viver, agora a sociedade maçonaria está selecionando as pessoas mais gentis que estão interessadas em ingressar na sociedade, e o bom é que a sociedade maçonaria não envolveu seus se em coisas más, eles não são como a sociedade illuminati, a sociedade maçonaria acredita em deus, eles são agrupados de pessoas que se reúnem para avaliar a condição original das pessoas e outras, uma vez que você se torna um membro da sociedade, eles têm uma quantidade significativa de benefícios que nos é dado a você como o novo membro, e você deve usar 10% do benefício para auxiliar o privilégio e entregar a credencial ao senhorio, exorto-o se você tiver interesse, encontre o endereço de contato oficial abaixo, você pode ser um dos sortudos aleatórios, todos têm dentro de si uma boa notícia, a boa notícia é que você não sabe o quão bom você pode ser! Quanto você pode amar! O que você pode realizar! E qual é o seu potencial, fique forte, levante-se, tenha uma voz.
Whatsapp; + 31 687 329 133
Endereço de e-mail; info.masonic.oregon@gmail.com
Postar um comentário