quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

1 DE JANEIRO. O DIA INTERNACIONAL DA PAZ.

Inicia-se mais um calendário cristão, o ano de 2009 vem aí...E com ele a antiga tradição de resgatar velhas metas não cumpridas, com a esperança do agora ou nunca; muitas vezes ligadas à vaidade, que nunca muda...

Mas, há algo que não muda há três séculos, que são nossas tradições maçônicas. E, por mais que não queiram alguns: a especulação, a pesquisa, o trabalho teórico, a reflexão, a busca pelo conhecimento ...continua...

Utopia? Não, a Maçonaria não é utópica. Há algo de concreto, inovador, desafiador e Evolucionário. Seu grande trunfo foi atender a inquietação humana daqueles que queriam viver longe dos Reis e dos Sacerdotes; prova disto é que proíbe, ainda até hoje, as discussões religiosas e políticas em seus Templos. Com a Maçonaria firma-se a noção de filosofia como atitude existencial. Saber levar a vida com filosofia é saber levá-la sabiamente, contendo-se, sem se deixar arrastar pelos surtos, abusos e vaidade.

O Maçom não é visto, então, como o grande teórico, contemplativo e fechado. Pelo contrário, é aquele que observa e absorve um ensinamento altamente de caráter prático, importante e, até certo ponto, fácil. Talvez difícil seja ter a coragem de seguí-la.

Como bem salientam alguns estudiosos, o passado é lido e revisto à luz do presente, ou seja, nos debruçamos sobre aquilo que já passou, procurando responder a questões de nossa época. Assim, podemos comparar a nossa época, ou melhor, certos aspectos dela, com alguns ocorridos no passado, no ano que passa, e em todos os anos que vivemos.

Mas hoje, devemos estar cientes que existem outros modos de ver e organizar o mundo; note-se que existe uma globalização se propagando com o auxilio de novas tecnologias, principalmente de informação, que acabam por vezes isolando indivíduos em seus computadores, muitas vezes reconstruindo ou deturpando o espólio da humanidade e o seu próprio.

A política de "panelas" de grupos fechados, de corredores políticos, a influência de poucos sobre a maioria, como forma de governar o mundo, é pura prepotência e falta de bom senso e não cabe mais nesse universo. Se uma borboleta bate as asas lá no oriente, nós sentimos aqui os efeitos do movimento do ar provocado por ela. Basta ver a crise financeira que tomou forma e atingiu a todos. Isso sim é uma mensagem forte de que o mundo necessita de união, não de um grupo isolado, mas da união geral, de pessoas, raças, credos, etnias, religiões, políticos, entidades. Somente assim surgirá a solução de que o homem necessita para finalmente encontrar a sua felicidade: O AMOR e a FRATERNIDADE.

Devemos cada um de nós individualmente, unidos ao próximo e, em uma grande corrente exercer nossas obrigações com Deus, com o Homem, a Política, o Bem, a Justiça, o trabalho, a família... Deste modo, transformando o nosso pequeno mundo, ajudaremos na transformação do coletivo. Se conseguirmos atingir este objetivo, certamente estaremos contribuindo para a melhoria da vida humana. Se por outro lado, continuarmos movidos pelo desejo de dominar, de ter, de poder, de ambicionar, acabaremos DEFORMADOS juntamente com tudo o que nos rodeia.

Neste Novo Ano, nada muda, nossa busca continua; Busca que deverá ser conduzida como no ensinamento de Platão: Quem tem a capacidade de buscar verdadeiramente é a ALMA, porque por meio da ALMA se chega a perceber a realidade do mundo verdadeiro.

Vamos orar pela PAZ NO MUNDO: entre os Povos, entre os homens, entre as famílias, entre pais, filhos, irmãos, vizinhos, colegas de trabalho, no trânsito...somente assim, construiremos um bom ano. Um ano feliz ??? Não. Algumas vezes, o que traz felicidade, a si próprio, não traz para o outro. Vamos então desejar à todos: UM BOM ANO !

Para saber mais sobre as Idéias de Platão, leia diálogos como FÉDON e REPÚBLICA de autoria do Filósofo grego; nós fomos inspirados por lá.(n.a.)

2 comentários:

Robson disse...

Estimado Ir.'. Nélson,

Parabéns pelas excelentes publicações.
Venho acompanhado, quase que diariamente, o P.'.B.'. EM DEBATE.
Concordo com você quanto ao modo de felicitar o novo ano de 2009, que estamos vivendo. Acredito ainda que deveríamos deseja apenas um feliz dia, ou um dia bom, ou seja, viver bem o presente.

Um TFA

Robson de Assis

Ir.'.Nélson Machado M.'.I.'. Gr.'.33 disse...

Bem vindo querido Ir.´. Robson,

Em Fevereiro estaremos juntos por aí falando de Maçonaria na Loja e depois...bom, depois aquela série "ouro"...

3FA
Nélson Machado