Felizes os povos que conservam entre seus conselheiros, homens experientes e fiéis à justiça e a virtude. Felizes, porque aqueles que dirigem o destino de muitos, e baseiam seus planejamentos balizados nos conselhos de seus anciãos, certamente alcançam o sucesso e a felicidade; Principalmente nos momentos de crise, vejam o exemplo bíblico ocorrido há 3 mil anos, com a sucessão do Reinado de Israel, após a morte daquele que é fonte inspiradora para nós homens-maçons, o Rei Salomão: Proclamado rei em Judá, Roboão (931-914 a.C.), filho de Salomão, foi a Siquém para que o norte o aclamasse senhor também das outras tribos. Em Siquém, os israelitas impuseram-lhe uma condição: aceitariam o seu governo, caso fossem retiradas as pesadas leis impostas ao povo por seu pai Salomão. Roboão não aceitou as condições e foi a gota d'água. Podemos seguir o desenrolar dos acontecimentos a partir do capítulo 12 do primeiro livro dos Reis.
"Disseram assim a Roboão: 'Teu pai tornou pesado o nosso jugo; agora, alivia a dura servidão de teu pai e o jugo pesado que ele nos impôs e nós te serviremos' (...) O rei Roboão consultou os anciãos que haviam auxiliado seu pai Salomão durante sua vida, e perguntou: 'Que me aconselhais a responder a este povo?' Eles lhe responderam: 'Se hoje te sujeitares à vontade deste povo, se te submeteres e dirigires boas palavras, então eles serão para sempre teus servidores'. Mas ele rejeitou o conselho que os anciãos lhe deram e consultou os jovens que foram seus companheiros de infância e o assistiam. Perguntou-lhes: 'Que aconselhais que se responda a este povo' (...) Os jovens, seus companheiros de infância, responderam-lhe: 'Eis o que dirás a este povo (...); eis o que lhes responderás; 'Meu dedo mínimo é mais grosso que os rins de meu pai! Meu pai vos sobrecarregou com um jugo pesado, mas eu aumentarei ainda o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, e eu vos açoitarei com escorpiões!' " (1Rs 12,3-11).
Assim agindo Roboão, provocou a divisão do Reino, estabelecendo uma enorme crise, nas terras, que outrora haviam sido exemplo de progresso e desenvolvimento. Israel caracterizou-se então, pela instabilidade política. No curto espaço de 209 anos, teve 19 reis de diferentes dinastias que se sucederam com golpes de Estado, assassinatos e chacinas várias.
Que o G.'.A.'.D.'.U.'. neste NATAL abençoe e ilumine os Vôvôs, Vóvós, Pais, Mães, enfim todos os nossos respeitosamente "Vélhinhos" dando-lhes a Felicidade e a Paz espiritual, merecida para todos àqueles que modelaram a sua vida no AMOR AO PRÓXIMO, e no CAMINHO DA VIRTUDE. E, que nos ilumine também com a Luz que vem do alto, dando-nos SABEDORIA para ouvir e acatar seus sábios conselhos, sempre com a ATENÇÃO de que precisam e com o CARINHO que merecem. (Até mesmo nas lembranças mantidas vivas na mente e tocadas pela Alma...)
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Meu pai, com 92 anos, nosso Ir.'. que esteve presente na minha Iniciação, ficará emocionado ao ler.
Neste Natal, o presentearei com seu texto, que especialmente aumentarei de modo que facilite a ele sua leitura.
TFA.'.
Ir.´.Lucio Rau,
Dê em seu Pai, nosso Querido Irmão, um grande beijo em seu coração; em meu nome e de minha família....
TFA.´.
Postar um comentário